top of page

Por ordem alfabética

(Para maiores informações sobre os artigos, consultem o meu Currículo Lattes)

​

Obs: (*) artigos em co-autoria
 

​​

01*. A aula de educação física e as práticas corporais: a visão construída por meninas evangélicas

       (2017, Movimento)

​​

02*. A avaliação da educação física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural

       (2004, Rev. Bras. de Pós-Graduação)

​​

03*. A capoeira no contexto da cultura mundializada: a esportivização como movimento entre tradição e modernidade

       (2012, Rev. Portuguesa de Ciências do Desporto)

​​​

04*. A compreensão dos professores de educação física sobre o currículo do estado de São Paulo: um olhar a partir das etapas da carreira docente

       (2016, Conexões)

​​​

05*. A criança Bororo: entre a  educação escolar e a educação indígena

        (2019, R@U: revista de antropologia da UFSCAR) 

​​​​

06. A cultura da educação física escolar

       (2003, Motriz)

​​​

07. A educação física escolar como prática cultural: tensões e riscos

      (2005, Pensar a Prática)

​​​

​​​​​08. A importância da educação física para o adolescente que trabalha: uma abordagem psicológica

      (1986, Rev. Bras. de Ciências do Esporte)

​​​

09*. A intervenção do professor de educação física junto a alunos do ensino médio sobre o fenômeno do culto ao corpo

       (2011, Conexões)

​​​

10. A ordem e a (des)ordem na educação física brasileira

      (2003, Rev. Bras. de Ciências do Esporte)

​​​

11*. A prática pedagógica de educação física no currículo de São Paulo: espaço de tensão entre o tradicional e o novo

       (2014, Pensar a Prática)

​​​

12. A produção acadêmica em educação física: a Capes como um não-lugar

      (2015, Pensar a Prática)

​​​

13. A representação do trabalho do professor de educação física na escola: do corpo matéria-prima ao corpo cidadão

      (1994, Rev. Bras. de Ciências do Esporte)

​​​

14*. A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte

       (2008, Pensar a Prática)

​​​

15. A violência no futebol brasileiro

      (1992, Rev. Bras. de Ciência e Movimento)

​​​

16*. Análise etnográfica das relações de gênero em brincadeiras realizadas por um grupo de crianças de pré-escola: contribuições para uma pesquisa em busca dos significados

       (2007, Movimento)

​​​

17*. Antecedentes históricos de la actividad física para la salud

       (2016, Rev. de Ciencias de la Actividad Física para la Salud)

​​​

18. Antropologia, cultura e educação física escolar: considerações a respeito do artigo de Moura & Lovisolo

      (2009, Rev. Bras. de Ciências do Esporte)

​​​

19. As contradições do futebol brasileiro

      (1998, Rev. Eletrônica Educaciona Física y Desportes)

​​​

20*. Comunidades virtuais e educação física escolar: reflexões junto a estudantes de educação física

       (2009, Motriz)

​​​

​​21. Contribuições da antropologia ao estudo da aprendizagem motora

      (1989, Rev. Bras.de Ciências do Esporte)

​​​

22*. Corporeidade: o legado de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty

       (2012, Pró-Posições)

​​​

23*. Corpos na escola: reflexões sobre educação física e religião

        (2014, Movimento)

​​​

24. "Da cultura do corpo": 30 anos depois

      (2022, Motricidades)

​​​

25*. Da cultura do corpo das crianças: diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física

       (2017, Movimento)

​​​

26. De galos, homens e... futebol

      (1994, Rev. da Educação Física)

​​​

27*. Do corpo identitário ao corpo virtual: algumas implicações para a educação física

       (2006, Pró-Posições)

​​​

28. Educação a partir do movimento

      (1995, Rev. Paulista de Educação Física)

​​​

29. Educação física brasileira: autores e atores da década de 80

      (1997, Rev. Bras. de Ciências do Esporte)

​​​

30*. Educação física, cultura e escola: da diferença como desigualdade à alteridade como possibilidade

       (2010, Movimento)

​​​

31. Educação física e ciências humanas

      (2003, Movimento & Percepção)

​​​

32. Educação física e cultura

      (1998, Corpoconsciência)

​​​

33*. Educação física e religião: tensões entre a educação para o lazer e a busca do prazer

       (2016, Licere)

​​​

34*. Educação física escolar e esporte: significações de alunos e atletas

       (2016, Pensar a Prática)

​​​

35*. Educação física escolar e inclusão: alguns desencontros

       (2014, Kinesis)

 

36. Educação física escolar e megaeventos esportivos: desafios e possibilidades

      (2013, Kinesis)

​​​

37. Educação física escolar: em busca da pluralidade

      (1996, Rev. Paulista de Educação Física)

​​​

38*. Educação física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma 'periferia' da quadra

       (2014, Educação em Revista)

​​​

39*. Educação intercultural e educação física escolar: possibilidades de encontro

       (2011, Pensar a Prática)

​​​

40*. Educar la mirada: lectura del deporte televisivo en una experiencia de enseñanza en Brasil

       (2008, Comunicar)

​​​

41*. Ensaio sobre a constituição de um 'pedaço' da cultura lúdica infantil nas cidades

       (2015, Licere)

​​​

42*. Experiência pedagógica: análise de anúncios publicitários junto a estudantes de educação física portugueses

       (2009, Motriz)

​​​

43. Fenômeno social esporte na formação profissional em educação física

      (1998, Rev. da Educação Física)

​​​

44*. Fundamentos filosóficos e antropológicos da teoria do se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de educação física do estado de São Paulo

       (2014, Movimento)

​​​

45*. Futebol, mundialização e identidades: notas a partir da eurocopa de 2008

       (2017, Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas)

​​​

46. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer

      (2002, Rev. Bras. de Ciência e Movimento)

​​​

47*. Na ‘periferia’ da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola

       (2014, Pró-Posições)

​​​

48. O drama do futebol brasileiro: uma análise sócio-antropológica

      (1989, Rev. Paulista de Educação Física)

​​​

49*. O jogo de futebol no contexto escolar e extraescolar: encontro, confronto e atualização

       (2011, Rev. Bras. de Ciências do Esporte)​

​​

50. O ser o tempo da pesquisa sociocultural em educação física

      (2007, Rev. Bras. de Ciências do Esporte) 

​​

51*. O skate como prática corporal e as relações de identidade na cultura juvenil

       (2013, Rev. Iberoamericana de Educación)

​​

52*. Os saberes nas aulas de educação física: uma visão a partir da escola pública

       (2009, Rev. Mackenzie de Educação Física e Esporte)

​​

53. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a educação física

      (1995, Movimento)

​​

54*. Pesquisa etnográfica em educação física: uma (re)leitura possível

       (2007, Rev. Bras. de Ciência e Movimento)

​​

55. Por uma educação física plural

      (1995, Motriz)

​

​56*. Relato de uma experiência com o ensino de futsal para crianças de 9 a 12 anos

      (2003, Motriz)

 

57*. Subsídios para uma abordagem sociocultural sobre o talento esportivo

       (2010, Rev. da Educação Física)

​

58*. The corporal practices by the media: an ethnographic study

       (2005, FIEP Bulletin)

​

​

​​​

bottom of page